Como abrir atividade nas finanças online passo a passo

Como abrir atividade nas finanças online passo a passo

Neste artigo de como abrir atividade nas finanças online passo a passo, vai ficar a conhecer todos os requisitos e documentos necessários para conseguir abrir atividade de forma legal.

Sem dúvida, um tema bastante interessante a debater, isto porque hoje em dia é bastante comum a abertura de algum tipo de negócio por parte individual.

Por essa mesma razão, decidimos vir aqui explicar e falar um pouco sobre a abertura de atividade nas finanças.

Como abrir atividade nas finanças online passo a passo

Antes de mais nada, e sendo um dos primeiros passos a fazer, é entregar a declaração de início de atividade à Autoridade Tributária (artigo 31.º do CIVA, artigo 112.º do CIRS e artigo 118.º do CIRC).

Ao entregar esta declaração, está de imediato a demonstrar a sua vontade e intenção em abrir atividade.

Relembrando que o nosso foco é de como abrir atividade nas finanças online, por isso mesmo, está declaração pode ser entregue de forma presencial, ou então, online através do Portal da Finanças.

Vamos passar então a mostrar todos os passos necessários.

Como abrir atividade nas finanças online passo a passo

Portal da Finanças
  • Acede ao Portal da Finanças, faça o login com os seus dados e de seguida aceda a “Cidadãos ou empresas” > “Entregar” > “Atividade” > Declaração de início de Atividade” (através do contribuinte”.

Logo após abrir a declaração, umas das coisas que tem de fazer é indicar a atividade que pretender exercer. Para isso, pode o fazer através dos códigos CAE ou dos códigos do artigo 151.º do CIRS.

Caso entregue por meio de Contabilista Certificado (CC), no caso de regime de contabilidade organizada, aí já deve fazer da seguinte forma.

  • Deve começar por aceder a “Contabilista Certificado” > “Entregar” > “Declarações” > “Atividade” > “Declaração de início de Atividade”.

Por último, deve ter cuidado em verificar todos os dados já preenchidos, completar todas as informações necessárias e validar e submeter a declaração no portal.

Preciso de fazer alguma coisa junto da Segurança Social?

Está é uma das questões que mais nos colocam, porém, a mais simples de responder.

Ao comunicar a abertura de atividade nas Finanças, está também a comunicar à Segurança Social, através do cruzamento de dados.

Claro que o trabalhador que irá abrir atividade, deverá estar inscrito na Segurança Social com o seu número de idêntificação.

Ou seja, a inscrição é totalmente feita de forma automática, não tendo assim de se preocupar com a parte da Segurança Social.

O que pode fazer, é saber juntamente da Segurança Social, os valores a pagar, calculados através da previsão de rendimentos mensais indicados à Autoridade Tributária.

Antes de ir, vamos mostrar alguns sites que o/a podem ajudar com a lista de atividades, para saber qual o melhor código para a atividade que está a abrir.

Quer renovar ou pedir um novo cartão de cidadão, mas não sabe como fazer? Siga os passos do próximo artigo.

COMO PEDIR OU RENOVAR CARTÃO DE CIDADÃO PELA INTERNET

Esperamos assim, que com este artigo consiga abrir atividade com menos dúvidas e com mais certeza do que está a fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top